quinta-feira, 29 de abril de 2010

ácido tioglicólico

Você já ouviu falar no ácido tioglicólico? Esse ativo é usado constantemente em alisantes capilares e agora foi encontrada uma nova função para ele: suavizar olheiras.

Antes que se espante com a idéia de utilizá-lo embaixo dos olhos para melhorar o aspecto de cansaço, a dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia Ana Paula Meski garante que não há problemas no procedimento. “Usado na concentração correta, ele não apresenta problema nenhum, não é cáustico.
O único problema é que o ácido tioglicólico tem um odor muito desagradável”, explica. Esse odor, segundo a especialista, faz com que muitas pessoas não utilizem os produtos que contenham tal substância.

Mesmo sendo um ácido seguro, ele deve ser usado somente com orientação médica. O único produto industrializado que contém esse ativo é um bastão da marca Dermage. Os outros medicamentos que contêm a substância são manipulados. “Deve-se sempre procurar um médico dermatologista para ver a concentração correta de uso”, alerta Ana Paula.

O tioglicólico funciona em pigmentos na pele, derivados de sangue. As olheiras acastanhadas são decorrentes da hemociderina, que é um depósito de ferro do sangue. É o mesmo caso das pessoas com má-circulação, que apresentam nas pernas manchas arroxeadas. “O uso do ácido tioglicólico começou assim, nos problemas de circulação do sangue. Ele funciona para despigmentar essa área”, diz a dermatologista.

Mas a especialista avisa que é preciso saber a causa das olheiras antes de tratá-las. As acastanhadas, tratadas com ácido tioglicólico, também podem ser suavizadas com despigmentantes para melanina. Já para outros dois tipos de olheiras não são recomendados suavizantes. São as olheiras genéticas, que não clareiam, e as olheiras “por envelhecimento”, que na verdade é um reposicionamento de gordura, por flacidez da pele. A correção, nesses casos, é feita por meio de cirurgia.

Fonte - MBPress

Nenhum comentário:

Powered By Blogger