As manchas na pele costumam aparecer após os 25 anos e são umas das principais queixas nos consutórios de dermatologia.
A hidroquinona é o ingrediente ativo mais prescrito pelos médicos dermatologistas para tratar manchas na pele. Quimicamente é um composto orgânico aromático, semelhante ao benzeno e que fora da medicina tem como maior uso a revelação de filmes fotográficos.
O produto não é o ingrediente cosmético ideal e tem vários problemas: primeiro nem sempre é bem tolerado, a alergia ao componente não é algo incomum entre os usuários, segundo, e mais grave, a hidroquinona tem capacidade de provocar a mutação do DNA in vitro e embora esse risco de desenvolver câncer não seja comprovado em humanos (mesmo em uso bem intenso como ocorre nas pessoas que trabalham diretamente na revelação de filmes) essa possibilidade não está totalmente descartada (veja os dois estudos mais recentes no final do post) e por esse motivo o ingrediente está proibido em alguns países como a França.
A hidroquinona pode causar alergia e a sua relação com câncer ainda não está totalmente esclarecida mas ela ainda é o agente clareador mais prescrito por sua eficiência.
A hidroquinona age diretamente nos melanócitos dificultando a reação química de formação da melanina (responsável pela pigmentação da pele) ao mesmo tempo em que degrada as bolsas que guardam a melanina dentro das células, tendo, portanto, ação dupla.
Mesmo sendo o ingrediente mais eficiente, a ação da hidroquinona é lenta e os resultados costumam começar a aparecer após 2 meses de uso diário do produto. Essa eficiência pode ser melhorada com outras estratégias como peelings químicos seriados e uso de laser (veja aqui mais detalhes sobre a prevenção e o tratamento de melasma). Durante o tratamento (e sempre!) é muito importante manter uma proteção intensa contra os raios de Sol, já que a hidroquinona deixa a pele mais fotorreativa fazendo com que a exposição solar com hidroquinona tenda a agravar o problema ao invés de melhorá-lo.
O tratamento com hidroquinona é lento e é necessário proteção solar intensa para não agravar ainda mais o problema.
Se você sofre com o problema de manchas de pele o mais importante é a prevenção com o uso constante de protetores solares (não importa se sua pele seja morena). É interessante também evitar produtos a base de soja que podem conter fitoestrógenos, que como os hormônios podem agravar o problema. Para tratar o problema é essencial consultar um médico dermatologista já que o tratamento é longo e difícil sendo fundamental uma avaliação precisa da sua pele antes de aplicar produtos que podem não resolver e até piorar o problema. Existem diversos outros agentes clareadores (eu vou falar de um por um com o tempo se não o post iria ficar ainda mais gigante e ninguém iria aguentar ler até o final), por isso é sempre melhor consultar um especialista que irá dizer o que é melhor para você.
Artigos científicos sobre o tema
O mais recente de 2007 de um grupo britânico que avalia o potencial carcinogênico da hidroquinona em humanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário