Gadget

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

O que é Colageno? Pra que Serve?


O colágeno é um tipo de proteína. Uma de suas principais funções é formar fibras que dão sustentação à pele (para quem se exercita, contribui também na formação dos músculos). Extraído do osso e da cartilagem do boi, o colágeno passa pelo processo de hidrólise (quebra das moléculas de proteína) para ser mais facilmente absorvido pelo organismo.

FUNÇÕES DO COLÁGENO HIDROLISADO 

O colágeno hidrolisado (um tipo especial de gelatina) contém os aminoácidos essenciais glicina e prolina em concentração 20 vezes maior do que outras proteínas. Ambos são componentes importantes do tecido conjuntivo e asseguram sua consistência e elasticidade. Ele também tem efeito regenerativo em ossos e articulações.

BENEFÍCIOS DO COLÁGENO HIDROLISADO

  • Retarda o envelhecimento e previne rugas
  • Combate a flacidez da pele
  • Fortalece unhas e cabelo
  • Contribui para saúde dos ossos
  • Combate celulite e estrias
  • Auxilia no funcionamento do sistema linfático


APLICAÇÃO COSMÉTICA


O colágeno é uma proteína "mágica" para deixar a pele mais firme. Dermatologistas já provaram que, ao usar produtos de beleza que levam o composto em sua fórmula, a pele torna-se mais macia, firme e saudável. O colágeno também ajuda na manutenção do tônus muscular deixando a pele mais firme e menos flácida.

EFICIÊNCIA

 deficiência de colágeno está também associada à diminuição da espessura do fio capilar e com a desidratação e perda de elasticidade da pele, culminando em flacidez e no aparecimento de rugas e estrias. Além disso, prejudica as articulações e enfraquece os ossos.

ONDE É ENCONTRADO

O colágeno hidrolisado é reconhecido como um ingrediente alimentício pelo Ministério da Saúde e pelo FDA (órgão que regulamenta alimentos e bebidas nos EUA) e atualmente já é possível observar no mercado alguns alimentos enriquecidos com essa proteína.  O colágeno é facilmente encontrado em lojas de produtos naturais, orgânicos ou farmácias.
Você pode usar tanto o colágeno em cápsulas quanto em pó. É encontrado em pequenas quantidades nos alimentos que contém proteína como a carne e leite e nas gelatinas.

Modo de usar

Com apenas 10g de colágeno por dia, obtém-se o fornecimento ideal desse aminoácido tão importante. Dilua uma colher de sopa do Colágeno Hidrolisado em 200 ml a 250 ml de suco ou outro líquido de sua preferência e tomar 30 a 60 minutos antes do jantar.

Onde é encontrado o colágeno?

Para deixar a pele sempre bonita e com o aspecto mais jovem é importante consumir alimentos ricos em colágeno e tomar bastante água. Alimentos com vitaminas A, E e C, cenoura, caju, laranja, goiaba, pepino, e proteínas magras como atum, ovo, salmão, frango, peito de peru, iogurte desnatado, também apresentam colágeno. O silício presente no pinhão, nabo, morango, mel, cebola, alho, feijão, aveia também é fonte de colágeno, assim como o zinco encontrado no frutos do mar, castanha-do-pará, avelã entre outros.

Como tomar colágeno em capsulas?

Mesmo que existam controvérsias médicas, tomar cápsulas de colágeno hidrolisado ou colágeno em pó é cada vez mais comum para reverter o processo de perda natural do organismo. Para quem vai apostar nessa alternativa, a sugestão é consultar um médico antes de tomar qualquer suplemento, para garantir que seja funcional, já que dieta e metabolismo equilibrados ajudam a garantir a produção de colágeno.
Em muitos casos em que o organismo apresenta boas condições, é recomendado tomar 10 gramas de colágeno hidrolisado por dia. O colágeno hidrolisado, geralmente é vendido em farmácias e casas de manipulação e é conhecido por ter maior absorção gastrointestinal, facilitando o processo de produção.




Postar um comentário