quarta-feira, 20 de março de 2013

Guia de Maquiagem: Antes da Maquiagem



Hoje temos mais um post da série Guia de Maquiagem, estou tentando fazer os posts na sequência que é feito a maquiagem para eu não me perder. Estou adorando fazer esse guia, se você deseja saber de algum tema em especial deixe um comentário nesse post para que eu possa colocar no cronograma.


Agora que você já sabe o seu tipo de pele vamos entender o que você precisa fazer antes de se maquiar.





Antes de tudo você precisa limpar o seu rosto!

Sim! Senhora! Não tem como ter uma maquiagem bonita e estar com o rosto sujo. E depois você vai culpar quem? O produto, ou até mesmo a maquiadora!

Quando preciso lavar o rosto?
Sempre, pelo menos duas vezes ao dia. Ao acordar e ao dormir para tirar toda a maquiagem. Não durma com maquiagem, jamais!


E a limpeza vai além de passar uma água no rosto, é necessário você lavar com um sabonete ou produto especifico para a sua pele. Se você preferir usar um sabonete, use um próprio para o rosto. A temperatura da água tem que ser natural ou fria, faça movimentos circulares com o produto para remover a oleosidade e as impurezas da pele.

Na hora de secar seu rosto nada de esfregar a toalha, coloque suavemente a toalha em seu rosto e seque.

Vamos para o próximo passo: Esfoliação




Para uma limpeza mais completa e profunda deve-se investir na esfoliação. Mas a grande dúvida é posso fazer todos os dias? 

A resposta varia de acordo com o seu tipo de pele, a pele oleosa é que mais se beneficia com a esfoliação regular. 

Os esfoliantes suaves podem ser usado diariamente, mas se você tem um produto que tem um poder de esfoliação maior deve ser utilizado com cautela.

Geralmente a recomendação é a seguinte:

Peles oleosas - Utilizar esfoliantes três por semana, capriche na zona T.
Peles secas - Utilizar somente um vez por semana, mais do que isso pode provocar um ressecamento e agredir a pele.

Posso usar esfoliantes caseiros?

Depende muito da composição, por exemplo se você usar açúcar cristal e utilizar esse esfoliante no rosto pode correr o risco dos cristais de açúcar cortar a sua pele. É mais recomendando usar esses esfoliantes caseiros em locais que tem a pele mais grossa, como cotovelos e joelho.

Vamos tonificar!



Você sabe para que serve e como usar o tônico facial? Não? Então conheça todos os benefícios e não abra mão desse produto maravilhoso.
1. O tônico equilibra o pH da pele, deixando-a mais saudável; 
2. Facilita a ação do hidratante, de dia, e do creme antiidade, à noite; 
3. Refresca e dá a sensação de rosto sequinho e esticado; 
4. Se o tônico tiver alantoína ou extratos de melissa, tília ou sálvia, ainda ajuda a cicatrizar e combater a inflamação causada pela acne; 
5. Os que são elaborados com ácidos glicólico ou salicílico reduzem a oleosidade excessiva; 
6. Os com ginseng restauram e descongestionam a pele, evitando espinhas; 
7. Os que contêm em sua fórmula magnésio, ferro, zinco, cobre ou silício diminuem a ação dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce.



Agora é hora de Hidratar!




Todas as peles precisam de hidratação, umas precisam mais outras menos, mas é necessário o uso do hidratante.

1. Quais são os principais benefícios de se hidratar o rosto?
Uma pele hidratada é essencial para manter as funções básicas cutâneas, desde imunidade (defesa) contra agentes infecciosos até a capacidade plena de reparo celular.  Sem contar que manter o equilíbrio hídrico da cútis ajuda a retardar os sinais de envelhecimento. Uma pele hidratada é aquela que tem uma boa quantidade de água na epiderme, isto é, na camada superficial (córnea), característica que impede principalmente que a pele perca parte de sua água para o meio ambiente.
 
2. Toda mulher brasileira (considerando todos os tipos de pele) precisa hidratar mais o rosto no inverno? Ou esse hábito é mais crucial para as secas e normais?
De um modo geral todos os tipos de pele, em todas as estações do ano, precisam de hidratação diária. Porém, obviamente, as pessoas de pele seca precisam hidratá-la com mais frequência no inverno. O nível e frequência ideais de hidratação vão depender do grau de secura da pele. No frio padece-se de pele seca, pois a derme diminui a produção de sebo e o clima seco ainda faz com que a pele perca água para o ambiente.

3. Um protetor solar substitui o hidratante no caso das peles mistas e oleosas? E para as peles secas e normais, o protetor tem o poder de hidratar?
Se o protetor tiver o “seu poder hidratante” expresso em sua rotulagem, sim. Isto é, se o fabricante comunicar essa característica no rótulo o produto deve ter esta propriedade. Caso contrário, o uso de um hidratante se faz necessário e obrigatório. Isso vale para todos os tipos de pele.
 
4. Como saber se uma pele precisa de um hidratante? Todas, sem restrição, precisam?
Peles que estejam sem brilho, com aspecto esbranquiçado, às vezes com uma descamação fina precisam ser hidratadas imediatamente. A frequência não tem como dizer, vai depender do grau de xerose (ressecamento anormal dos tecidos) de cada um. Mas sim, todos os tipos de pele precisam de hidratação regular, mesmo as oleosas que supostamente têm uma camada protetora intrínseca, por conta da produção de gordura natural, precisam ser hidratadas. Mas o mais importante é utilizar o hidratante correto de acordo com o tipo de pele – as normais e as secas com cremes ou loções, e as mistas e oleosas com fluidos, gel ou séruns.
 


5. Dá para usar hidratante importado – um europeu, por exemplo – no Brasil? Existe alguma restrição em relação à fórmula mais densa desses cosméticos?
Mesmo na Europa, existem produtos para todos os tipos de pele, basta comprar aquele que é ideal para o seu tipo. Ou seja, a mulher pode usar os importados, sem qualquer contra-indicação, desde que seja adequado para a sua pele. Mas é bom lembrar que muitos produtos nacionais são tão bons quanto estes, em questão.



Eu faço esse ritual ( limpar - tonificar - hidratar) duas vezes todos os dias, quando acordo e quando vou dormir.


Ah.. não podemos esquecer de usar um bom filtro solar. 
Caso seu hidratante não possua filtro solar, após hidratar a pele passe o filtro solar adequado ao seu tipo de pele. E independente se você saíra no sol, você precisa usar!
Lembre-se que a radiação está em todos os lugares, inclusive lâmpadas brancas, o excesso dessa radiação/sol envelhece a pele e pode causar câncer.



Invista em você! É um tempo só seu, os cuidados que você tem agora vai garantir a saúde da sua pele amanhã!





Um comentário:

Jujutete disse...

Olá linda ameii seu blog beijão

De uma olhadina no meu :)

http://juliadomake.blogspot.com.br/

Powered By Blogger