Gadget

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

quinta-feira, 24 de março de 2016

Alimentos da beleza



Você conhece os nutrientes da beleza? Saiba quais alimentos te deixam mais bonita

Licopeno
Essa substância que atua como o pigmento vermelho do tomate, goiaba e melancia é um poderoso antioxidante que trabalha no organismo reparando e prevenindo danos às células, combatendo seu envelhecimento.

Ômega 3
É a gordura boa (gordura insaturada), que muita gente acaba se esquecendo de que é fundamental para o funcionamento do corpo e que deve ser consumida em quantidades adequadas. O ômega 3 ajuda na lubrificação natural da pele e evita ressecamentos. Está presente no salmão, atum, amêndoas e castanha-do-pará.


Alimentos ricos em ômega 3:

  • Atum;
  • Sardinha;
  • Salmão;
  • Truta;
  • Tilápia;
  • Arenque;
  • Anchova;
  • Cavalinha;
  • Bacalhau;
  • Algas marinhas;
  • Crustáceos;
  • Brócolis;
  • Espinafre;
  • Azeite de oliva;
  • Nozes;
  • Rúcula;
  • Folha de mostarda;
  • Óleo de fígado de bacalhau;
  • Semente de chia;
  • Óleo de linhaça;
  • Semente de linhaça.

Betacaroteno
Responsável pela cor amarelada e alaranjada da cenoura, batata-doce e abóbora, também é um antioxidante poderoso. Ele age na reparação da pele, combate o envelhecimento e ajuda a regular o funcionamento excessivo das glândulas sebáceas, ajudando na prevenção de acnes.

Colágeno
Essa proteína forma 70% da nossa pele, dando a ela firmeza e elasticidade, e também é vital para a saúde dos cabelos. Nosso corpo, com o passar do tempo, diminui a produção natural de colágeno que deve ser resposto por meio da ingestão. Os alimentos ricos em colágeno são as proteínas de origem animal, como as carnes, e também a gelatina.

Vitamina E
Outro poderoso antioxidante que vai ajudar a proteger e renovar a aparência da pele é vitamina E, que é encontrada nos vegetais de cor verde-escura, como a couve, espinafre, agrião e rúcula. Além de promover uma faxina de radicais livres nas células, esse nutriente também ameniza os efeitos do envelhecimento na pele.

Sua pele é o que você come

 

  •  Água
    “Ela é um dos principais ingredientes para a saúde da pele”, afirma Marcela. O motivo está na hidratação, que evita o aparecimento de rugas. Além disso, a água ajuda a eliminar toxinas que podem favorecer o envelhecimento precoce. “A recomendação é beber cerca de oito copos por dia”.
    •  Água de coco, além dos benefícios da água natural, esta tem ainda os benefícios dos minerais, o que favorece uma boa hidratação e nutre pele, cabelos e unhas.
Envelhecimento
A alimentação exerce um papel importantíssimo na estética facial e corporal. Fernanda Giannecchini afirma que determinados nutrientes atuam na promoção e manutenção de uma pele saudável, no controle dos efeitos deletérios dos radicais livres e assim amenizam e retardam o envelhecimento.
Confira abaixo alguns hábitos e atitudes diárias que poderão ajudar na sua prevenção:

  • Manter uma alimentação saudável, equilibrada a base de frutas, legumes, verduras e carnes brancas, evitando alimentos gordurosos e industrializados;
  • Evite ou reduza o consumo de açúcar (sacarose) e de açúcar simples, devido seu efeito nefasto sobre o sistema digestivo e pela sua ação acidificante no sangue tende a criar problemas cutâneos, principalmente quando combinado com alimentos muito gordurosos, que impede a pele de respirar adequadamente;
  • Ingerir cerca de 2 litros de água por dia ajuda a hidratar a pele de dentro para fora, além de purificar o organismo;
  • Praticar atividade física ao ar livre, pois ajuda a levar sangue e nutrientes à pele e tonificando os músculos;
  • Dormir em média 8 horas de sono todas as noites;
  • Evite fumar. Fumar destrói a vitamina C, que mantém as fibras de colágeno presas à pele e a pele presa ao tecido adiposo subjacente, além de aumentar os radicais livres no organismo;
  • Evitar bebidas alcoólicas;
  • Limpar, tonificar e hidratar a pele no mínimo 2 vezes ao dia adequados ao seu tipo de pele;
  • Utilizar filtro solar, mesmo em dias nublados ou chuvosos;
  • Aprenda a descontrair-se e a levar a vida com menos seriedade. Sorria mais - quando estamos mais tensos toda pele fica mais enrugada e com aspecto mais velho.
    •  Peixes como salmão e sardinha 
    O primeiro deles é o salmão, um dos alimentos mais saudáveis que existem. E o melhor de tudo: o consumo desse peixe pode intensificar a beleza. Ele tem uma proteína de alta qualidade e fácil digestão, possui baixa quantidade de gorduras saturadas e é uma das melhores fontes de ácido graxo ômega 3. Essa gordura benéfica faz bem à saúde e à aparência, por combater inflamação, manter a flexibilidade celular, melhorar a circulação e ajudar no bom funcionamento do cérebro.


    •  Azeite  
    • Tem vitamina E, antioxidante responsável por diminuir o ressecamento da pele e acelerar o processo de cicatrização. No entanto, como é um alimento calórico, o recomendado é consumir não mais do que uma colher das de sopa duas vezes ao dia.
    •  Iogurte de baixa gordura
    Ótima fonte de cálcio e muito útil para obter ossos mais fortes, o iogurte contém micro-organismos vivos que promovem o crescimento de bactérias saudáveis no trato intestinal. Também é fonte de vitaminas do complexo B, necessárias para várias funções do organismo, como o crescimento e a divisão celular.

    •  Batata-doce
    O sexto alimento da nossa lista é uma fonte de carboidrato rica em um pigmento que é excelente para a beleza: o betacaroteno, que, dentro do nosso organismo, transforma-se em vitamina A, contribuindo para uma pele mais macia. Ele também aumenta a imunidade, previne o envelhecimento precoce, favorece a integridade da visão e ainda protege a pele.
     A batata-doce tem muitas fibras. Para quem deseja emagrecer, atenção: esse alimento, além de ser recomendável para quem pratica alguma atividade física, é a fonte de carboidrato ideal para a perda de peso. Tem um baixo índice glicêmico, ou seja, a energia contida nele é liberada gradualmente no organismo, aumentando a sensação de saciedade. Fonte de vitamina C, fósforo e potássio, garante mais energia para o metabolismo.

    •  Espinafre
    É uma verdura de folha verde de baixa caloria que apresenta uma grande quantidade de luteína, substância vital para a saúde e brilho dos olhos. Pesquisadores ingleses indicam que pessoas que consomem folhas verdes reduzem o risco de desenvolverem diabetes, além de se protegerem de doenças cardiovasculares e distúrbios relacionados ao envelhecimento.

    •  Tomate
    É o alimento que fornece maior quantidade de antioxidante e de antienvelhecimento. Contém licopeno, um antioxidante que protege contra os danos internos, assim como betacaroteno, vitamina C , vitamina A e complexo B. É um agente anticancerígeno, tem cálcio, magnésio e potássio e é um alimento pouco calórico.

    •  Nozes
    Quem achava que esse fruto seco não colaborava para a beleza se enganou. O noz é o único tipo de fruto seco que contém uma quantidade significativa de ácido graxo ômega 3. Além disso, é fonte de vitamina E , que protege as células dos danos causados pelos radicais livres e, portanto, está associada a uma pele melhor e mais bonita. Contém manganês e cobre, minerais que ajudam as enzimas importantes para as defesas antoxidantes. O cobre atua na cor do cabelo e a deficiência desse alimento pode causar mudanças na pigmentação do fio.

    • Laranja:

    A fruta é considerada como um ótimo rejuvenescedor, devido a ação da vitamina C, que por sua vez, é um poderoso antioxidante.
    Os benefícios incluem, renovação da pele, combate ao envelhecimento precoce, esfoliação natural, secamento de espinhas e acnes, trata da oleosidade e desintoxica a pele, pois remove as células mortas, favorecendo a renovação do tecido cutâneo (pele). Importante: a laranja é uma fruta ácida, portanto não se exponha ao sol após utilizá-la na face. 


    • Ameixa:

    É fértil em vitaminas, em especial, vitaminas do complexo B, responsáveis por fortalecer a saúde dos cabelos (combate a queda e torna os cabelos mais resistentes), favorece o crescimento saudável dos fios capilares e ajuda a inibir afecções da pele. 

    • Cenoura:

    Considerada como um alimento funcional, rico em fibras, vitaminas e minerais, a cenoura auxilia como um bronzeador natural, devido a ação do betacaroteno, que quando consumido é convertido em vitamina A no organismo.
    A vitamina A, é um nutriente que favorece a formação de melanina, responsável pela efeito de bronzeado na pele. Além destes efeitos, o consumo da cenoura fortalece as unhas e beneficia os cabelos. 

    •  Peixes marinhos
    Não à toa, O principal "ingrediente" dos peixes, o ômega 3, virou moda. Eles melhoram da gordura do sangue, têm ação antioxidante e melhoram o funcionamento do sistema imunológico. O maior benefício mesmo é para a saúde do coração. É que eles ajudam a reduzir os níveis de triglicérides e as placas de gordura nas veias e artérias, que são responsáveis por causar doenças. Há evidências de que o ômega 3 não apenas ajuda a prevenir arritmias, aterosclerose e infartos em pessoas saudáveis como também reduz a incidência de eventos cardíacos e de mortalidade em pacientes com doenças preexistentes.
    · Quantidade recomendada: 180 g por dia, o equivalente a 2 filés pequenos.
    · Como incluir na dieta: assados ou cozidos, trazem mais benefícios para o coração do que fritos, salgados ou secos.
    • Soja
    Diversas substâncias presentes na soja estão relacionadas à saúde e ao bem-estar feminino. É o caso das isoflavonas. Elas têm a estrutura química semelhante à do estrógeno humano e são também chamadas de fitoestrógeno. Quando absorvidas, atuam como estrógenos fracos e atenuam os sintomas da menopausa, como fogachos, irritabilidade, insônia, depressão, ressecamento vaginal. Elas também contribuem para a manutenção da saúde do sistema nervoso. E tem mais: reduzem os riscos de câncer de útero, ovário e mama, e aumentam a eficácia da radiação para exterminar o câncer de pulmão.
    · Quantidade recomendada: 150 g de grãos de soja diários ou 1 xíc. (chá).
    · Como incluir na dieta: utilize a proteína como substituto da carne animal ou, dependendo do produto, como se fosse leite.
    • Suco de uva integral
    A uva escura possui substâncias antioxidantes principalmente em sua casca e sementes. O resveratrol e a quercetina estão relacionados à redução do risco de doenças cardiovasculares e à inibição da formação de câncer, coágulos e inflamações. Também vale lembrar que a uva é fonte de vitamina C e dos minerais ferro e potássio, portanto combate o envelhecimento precoce, e tem uma ótima quantidade de fibras, que contribuem para o bom funcionamento do intestino.
    · Quantidade recomendada: 300 ml ao dia, o equivalente a 1 copo e meio.
    · Como incluir na dieta: beba nos lanches (da manhã ou da tarde).
    • Frutas vermelhas
    Framboesa, amora, mirtilo e o bom e velho morango. Ricas em vitamina C, superimportante para manter a pele jovem e saudável, elas têm ácido elágico, potente para o sistema imunológico. Outra: essas frutas têm flavonoides, compostos com efeito antioxidante, ou seja, que tem ação sobre a formação de radicais livres e a diminuição dos níveis de LDL, o colesterol ruim.
    · Quantidade recomendada: 1 ou 2 xíc. (chá) das frutas, 300 ml do suco e 1 col. (sopa) de geleia por dia.
    · Como incluir na dieta: o suco pode ser consumido nos lanches, a geleia no café da manhã e nos lanches e as frutas a qualquer hora (inclusive na forma de picolés e doces).
    • Chá verde
    O chá verde, que é produzido da Camellia sinensis, contém catequinas, antioxidantes que combatem os radicais livres. Ele também protege contra Alzheimer e demência. Associado à cafeína presente no chá, ajuda a acelerar o metabolismo, o que contribui para a perda de peso. Além disso, melhora a função celular do sistema circulatório. E tem mais: estudos recentes mostram que ele pode proteger contra o glaucoma e outras doenças da visão.
    · Quantidade recomendada: de 4 a 6 xíc. por dia.
    · Como incluir na dieta: beba quente ou frio, no café da manhã, lanches, ceia ou alguns minutos após as refeições.
    • Aveia
    Cuida do coração, combate o envelhecimento precoce e turbina o corpo com minerais e vitaminas. Ela possui um tipo de fibra solúvel chamado betaglucana, que reduz a absorção do açúcar. Reduz também os níveis totais de colesterol, bem como o LDL — e sem efeitos adversos no HDL. Mais vantagens: a aveia carrega poucas calorias e gorduras, além de fornecer vitaminas, especialmente as do complexo B, e minerais, como manganês, selênio, fósforo e magnésio, e contém compostos que têm função antioxidante.
    · Quantidade recomendada: 40 g de farelo de aveia por dia.
    · Como incluir na dieta: basta salpicar em iogurtes e frutas ou usar no preparo de bolos e biscoitos.
    • Linhaça
    A linhaça reúne minerais (ela possui mais potássio que a banana!), proteínas e vitaminas, inclusive a E, que combate o envelhecimento precoce e doenças degenerativas. Tem fibras, turbina a saúde cardíaca e também é rica em ômega 3. Para completar, a linhaça possui uma substância chamada lignana, que funciona como uma versão "falsa" do hormônio estrógeno, o que ajuda no controle de peso na época da menopausa.
    · Quantidade recomendada: 1 col. (sopa) cheia por dia.
    · Como incluir na dieta: prefira a versão dourada e adicione a sucos, vitaminas e iogurte. Compre a semente e triture para ter os benefícios.

    • Leite
    O cálcio, presente nos laticínios, nas folhas verde-escuras e na sardinha, é outro mineral essencial para o bom funcionamento das células da pele. “Isso porque ajuda a combater a flacidez e os sinais da idade”, diz Marcela. Os cabelos também podem se beneficiar: “Além disso, o leite é rico em aminoácidos, essenciais para o fortalecimento dos fios”.

    •  Beterraba

    A beterraba é um tubérculo levemente adocicado, e possui várias propriedades nutritivas e medicinais. Ela é bastante versátil, podendo ser consumida crua, grelhada, cozida, assada ou em forma de sucos.
    A beterraba é um alimento bem pouco calórico: 40 calorias para cada 100 gramas. Contém na beterraba antioxidantes( carotenoides, flavonoides), minerais (zinco, magnésio, fósforo, potássio e ferro) e vitaminas (A, complexo B, e vitamina C).Tem ação anti-inflamatória, revitalizante, diurética, digestiva, tônica, desintoxicante natural e purificadora do sangue.

    • Repolho

    Além de ser uma excelente fonte de vitamina C, o repolho também contém vitamina A, B1, B2, B6, K, ácido fólico, fibras, e minerais como o selênio, iodo, cálcio, potássio, fósforo e enxofre. Está presente também no repolho uma quantidade significativa de folato, betacaroteno, antocinas e fitoquímicos, glutamina e polifenóis, o que contribui para que o repolho seja um alimento com propriedades antiinflamatórias. Assim como outros vegetais crucíferos, no repolho há também substâncias antioxidantes capazes de reduzir os riscos de se adquirir diversos tipos de câncer.

    •  Mamão:    
    ricos em vitamina A, são importantes para a renovação celular e recuperação dos tecidos, ajudando a manter a pele viçosa e aveludada, além de ter também efeito anti-acne



    • Peito de peru: 
    por ter queratina, ajuda no fortalecimento e no brilho da pele e dos cabelos.

    • Queijo: 
    também é rico em queratina, bom para os cabelos e unhas


    • Nozes: 
    a vitamina E, presente em sementes oleaginosas como essa, é responsável por auxiliar a retardar o processo de envelhecimento precoce da pele.
    • Feijão:
     rico em zinco, tem relação com a manutenção da pele saudável, pois está ligado ao processo de cicatrização e à produção de colágeno.
    • Lentilha: 
    também é rica em zinco e excelente para a saúde e beleza da pele.
    • Castanha-do-pará: 
    é o selênio, presente nela, e a sua função antioxidante que ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele.
    • Rúcula:
      as fibras dos vegetais folhosos ajudam de maneira mais indireta, mas bem importante: são essenciais para o bom funcionamento intestinal.
    • Alface: 
    assim como a rúcula, ajuda no bom funcionamento do intestino, o que faz com que os nutrientes de todos os alimentos sejam melhor absorvidos pelo corpo.

    •  A couve
      é outra folha verde escura que ajuda a deixar os cabelos bonitos.


    Alimentos com Queratina

    A queratina é responsável pelo fortalecimento e brilho. Entre outras funções, essa proteína dá aquele aspecto vistoso aos cabelos e à pele. É encontrada na carne branca, leite ou bebida de soja, peito de peru e queijo .

    • Maçã

     É ótima pra deixar sua pele bem lisinha, pois providencia fibras para seu intestino funcionar bem. Ainda contém vitaminas A e do complexo B, que ajudam na renovação celular — aquela troca de células da epiderme que acontece pelo menos uma vez por mês. Além disso, é ótima para saciar a fome. Leve-a de lanche para a escola e coma, com casca e tudo, todos os dias. A maça também ajuda a limpar os dentes e gengiva.


    •  Alimentos com Colágeno
    Para que seus cabelos e unhas cresçam saudáveis, são necessários diversos nutrientes. Entre eles o colágeno, presente na gelatina, que ajuda na cicatrização e regeneração dos tecidos e cabelos. Deixa os fios brilhantes e saudáveis.



     OBS:
    Os sete alimentos que mais fazem mal à beleza

    1. Bebidas alcoólicas
    Não é à toa que nos sentimos feias quando estamos de ressaca. O álcool provoca a perda de água do organismo, e consequentemente deixa a pele desidratada, sem elasticidade e com aspecto envelhecido.


    2. CaféEsta é outra bebida que é melhor não exagerar. O excesso favorece o aumento dos níveis do hormônio cortisol no organismo, o que leva ao envelhecimento da pele e à desidratação. 



    3. Açúcar“O açúcar aumenta o nível da glicose no sangue e esta se liga às proteínas responsáveis por manter a elasticidade e a firmeza da pele, impedindo que cumpram plenamente suas funções”, explica Marcela. Ela acrescenta que os doces também podem piorar a acne.

    4. EmbutidosAlimentos como salaminho, mortadela e presunto são ricos em gordura saturada, sódio e nitratos.  essas substâncias “promovem a inflamação da pele, a retenção de líquidos e ainda intoxicam o organismo, acelerando o envelhecimento precoce”. E não é só a pele que sofre: as substâncias presentes nos embutidos também deixam cabelos e unhas quebradiços. 


    5. SalA nutricionista Paula Castilho lembra que o sal faz com que o corpo retenha líquido, causando inchaço e podendo agravar a celulite. o sal iodado, que não faz bem para a pele. “Os tecidos incham, criam bolsas embaixo dos olhos, agravam a acne e ainda aceleram o envelhecimento


    6. Refrigerante“Rico em açúcar e corantes artificiais, ele soma os problemas causados pelos dois O resultado é uma pele menos firme.

    7. Alimentos industrializadosA combinação de corantes, conservantes, gordura trans e gordura saturada, utilizados para que os alimentos durem por mais tempo, não ajudam em nada na aparência, e ainda aumentam a pressão arterial e o risco de infarto. Eles também contém uma grande quantidade de sal, que faz mal à pele.



    Postar um comentário