quinta-feira, 26 de junho de 2014

O que é glicerina?

A glicerina é um líquido bastante viscoso, que não possui cor e de sabor adocicado, com aspecto xaroposo. No geral, a glicerina é utilizada na fabricação de produtos de beleza, como shampoos, sabonetes, cremes hidrantes, batons, blush, sombras, entre outros do meio. As indústrias usam este material em vários produtos do ramo da higiene e tratamento de beleza pelo seu poder umectante.
Feita a partir de vegetais ou gorduras animais, a glicerina pura é um emoliente natural que tem um efeito refrescante na pele. A glicerina é o termo usado comercialmente, porém, seu nome é Glicerol ou propano 1,2,3- triol, que pertence à função álcool. O seu nome tem origem da palavra grega glykos, que significa doce.
A glicerina pode ser dissolvida em água ou álcool, porém, nunca em óleo. Ela é considerada um bom solvente. O produto também é considerado higroscópico, já que consegue absorver água do ar.
No ano de 1779, Scheele descobriu a glicerina, que obteve através da hidrólise do azeite. A substância está espalhada na natureza sob forma de ésteres dos ácidos gordos, denominados glicerídeos, que fazem parte das gorduras e dos óleos gordos.
A glicerina é oriunda da saponificação das gorduras, ou seja, da fabricação de sabões, estearina e ácido oleico. Na forma sintética, pode-se obter através do processo denominado como cracking do petróleo.
Ela serve como matéria prima para a produção de inúmeros produtos, inclusive está presente em dinamites. No nosso dia-a-dia nos deparamos com diversas aplicações da glicerina, como é caso das impressões, em frutas em conserva, em lubrificantes de modo geral, em pomadas, sabonetes, entre outros.
Os sabonetes de glicerina costumam ser muito benéficos à pele, por serem bastante hidratantes. Por ter elevado teor de glicerina pode gerar um efeito terapêutico em feridas e também outras doenças da pele, podendo contribuir muito para o tratamento da psoríase.
Pessoas com peles sensíveis recomenda-se usar sabonetes a base de glicerina, já que possui poucas toxinas, e não causa qualquer reação alérgica. O produto também é utilizado em cremes de barbear para evitar que a pele fique irritada. Também pode ser usada como removedor de maquiagem, pela sua capacidade de desfazer óleos e outros resíduos na pele. Além disso, a glicerina costuma ser usada em shampoos e condicionadores de cabelos, pelo seu alto teor hidratante. O produto também é usado como creme antirrugas.
http://www.tecnocurioso.com.br/2013/o-que-e/glicerina

HIDRATAÇÃO COM GLICERINA

A dica é super simples, basta misturar uma boa quantidade de glicerina líquida com o creme de tratamento, numa proporção de aproximadamente 2/3 de creme para 1/3 de glicerina ,1 colher de bepantol . Aplicar nos cabelos lavados e deixar agir pelo tempo indicado nas instruções do creme. Depois basta enxaguar e finalizar como preferir.






Nenhum comentário:

Powered By Blogger